domingo, 28 de setembro de 2008

O que não pode faltar na mesa do brasileiro

Azeite de Dendé

Da cor ,odor e sabor especial .È resultado da extração do óleo do fruto da palmeira Elais guineensis.O dendezeiro é o original da Àfrica Ocidental e especula-se que tenha chegado à Bahia em fins do século 16.

Pimenta

Quando as mucamas chegaram à cozinha dos portugueses,encontraram a pimenta ,único tempero usado pelos indígenas ,tanto malagueta quanto de cheiro.Uma das hipóteses é de que a malagueta é originária da África ,mas não há nada definitivo.

Quiabo

Trazido pelos portugueses da África Ocidental ,o quiabo forma o tripé da culinária africana com o azeite de dendé e a pimenta .Participa de diversos pratos como salada,guisado de cordeiro,,ensopado de jiló com feijão,badofe,quizibu,quiabada,quibebe e quiabos refogados .um dos pratos mais populares feito à base de quiabo ,o caruru também é conhecido em toda a Àfrica.

Inhame

Trata-se de um dos alimentos mais degustados pelos africanos .Quando os portugueses chegaram em Porto Seguro,confundiram a mandioca com o inhame.Na Bahia ,o inhame novo é tributo de homenagem ao Orixá Oxalá.Na Nigéria,Costa do Marfim e Gabão,usam o inhame em vários pratos.

Milho

É um dos cultivos agrícolas mais importantes do Novo Mundo .Ele teria aparecido entre 5 mil e 8 mil a.C ,na América Central,provavelmente ao sul do México.Tanto indígenas quanto portugueses usavam o milho na culinaria .No século 17 ,o milho assumiu sua importância inesperada,passando para o terceiro lugar no rol dos mantimentos usados pelos brasileiros ,só atrás da farinha de mandioca e do arroz .Hoje,é a maior produção do país .Em dias festivos ,pratos à base de milho são ofertados aos orixás.

Nenhum comentário: